quarta-feira, 22 de agosto de 2012

A CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS ELETRÔNICOS EDUCATIVOS NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA DAS SERIES INICIAIS


MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL
PROINFO INTEGRADO
CURSO DE INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL
PROJETO DE PESQUISA E APRENDIZAGEM




JOGOS EDUCATIVOS

A CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS ELETRÔNICOS EDUCATIVOS NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA DAS SERIES INICIAIS



ANDRÉA BARBOZA HADDAD PIMENTA,
AUDINÉIA KLUG SOARES
AUREANA KLUG SOARES
MARIA LÚCIA PIZZÁIA DE SOUZA
VALDECI GABRECHT
WILLYAN HADDAD PIMENTA.




LARANJA DA TERRA
2012

INTRODUÇÃO

            O presente trabalho faz-se relevante como uma práxis pedagógica que contemple uma maneira mais concreta e cheia de possibilidades que atendam os anseios dos alunos Séries Iniciais do Ensino Fundamental de uma forma agradável e eficaz para a melhoria no processo de ensino aprendizagem.
Justifica-se no trabalho a importância do uso de jogos educativos para o trabalho em sala de aula, como forma de facilitar as dificuldades de entendimento ou até mesmo compreensão dos conteúdos científicos transmitido pelos professores. Tendo como objetivos justificar contribuições de jogos matemáticos (adição e subtração) didáticos à formação do educando; oferecer alternativas de jogos que desenvolva um trabalho significativo e atrativo.


DESENVOLVIMENTO

O jogo matemático como instrumento facilitador da aprendizagem na  sala de aula tem sido objeto de estudo e análise por parte de muitos estudiosos das questões relativas à educação e à aprendizagem.
            Na literatura, constata-se que muitas pesquisas tratam dos conceitos e metodologias sobre atividades lúdicas, com diferentes enfoques, embora não exista até o momento nenhuma teoria aceita universalmente para o “jogo”. Alguns estudos revelam que além de propiciar a construção de um espaço no imaginário, o jogo, “por ser uma atividade dinâmica capaz de transformar-se com o contexto” (Diva Maranhão, 2004), estimula o desenvolvimento da capacidade de abstração. Referindo-se ao processo educacional, Diva acrescenta que a utilização do jogo como um recurso pedagógico é sugerida como facilitadora da aprendizagem e o desenvolvimento infantil e cognitivo do adulto.
            Fundamentos teóricos baseados nos estudos de Piaget, Vigotsky e Wallon mostram a importância do lúdico para o desenvolvimento do ser humano. No campo educacional, a prática psicopedagógica institucional evidencia que a sala de aula é um espaço privilegiado na perspectiva da “construção da autoria do pensamento e da autonomia do sujeito”. Os fundamentos da teoria piagetiana estudados por Goulart (1993), Garakis (1998) e outros autores, valendo-se dos conceitos da Biologia, Epistemologia Genética e Lógica, mostram que o desenvolvimento progressivo das estruturas intelectuais do indivíduo torna-o capaz de aprender e que seu conhecimento é fruto da sua interação com o meio. O jogo é um recurso muito importante para o desenvolvimento cognitivo da criança e também do adulto, o qual assume valores diferentes em determinadas fases de sua vida, cujo aprendizado, se adequadamente organizado, resulta em desenvolvimento mental.
 O uso do jogos matemáticos torna as aulas mais dinâmicas e interativas, ao explorarmos os aspectos lúdicos, por ele oferecido. A forma como o professor trabalha as atividades lúdicas, jogos e brincadeiras com regras são de fundamental importância para ajudar a criança na construção da sua afetividade, ampliar sua linguagem, seus conhecimentos, suas competências psicomotoras e, enfim, seu desenvolvimento cognitivo e sócio-relacional. Nesta abordagem, observa-se que o jogo é um recurso pedagógico de grande importância na aprendizagem significativa da criança.
De acordo com algumas literaturas os jogos educativos são atividades que possuem objetivos pedagógicos especializadas para o desenvolvimento do raciocínio. Nesse contexto citamos alguns exemplos dos jogos matemáticos desenvolvidos com os alunos da 4ª série da EMEIF “João Valim” situado no distrito de Sobreiro em Laranja da Terra ES.
·         Jogo de somar, subtrair, multiplicar e dividir com o Palhacildo;
·         Jogo das quantidades;
·         Contas de adição e subtração;
·         Jogo da tabuada;
·         Jogo da seqüência lógica;
·         Jogo com tabuada de multiplicação (arrasta e solta);
·         Passatempos com a tabuada.
            Percebe-se que, os jogos educativos são excelentes para desenvolver conceitos e conteúdos de forma lúdica, ao mesmo tempo em que valorizam a cultura local, possibilitando a junção de três importantes fatores para uma atividade educativa: a motivação, pois através desses jogos os educando se sentem mais motivados a assistirem as aulas e a irem à escola; o conteúdo, pois são trabalhados interdisciplinarmente retratando a realidade local dos educando; e os aspectos de atitudes, pois trabalhando com jogos os educando expressam diversos tipos atitudes.
           

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Após o desenvolvimento do projeto na referida escola, chegamos ao resultado de que a tecnologia é de fundamental importância para o bom desenvolvimento e rendimento do educando (pois o mesmo convive no dia a dia usando email, MSN, e outros jogos). Nesse sentido os jogos eletrônicos proporcionaram uma aprendizagem significativa. É importante pensar no jogo como meio educacional, deixando de lado a idéia do jogo pelo jogo, e observando-o como instrumento de trabalho.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANTUNES, Celso. Como transformar informações em conhecimento. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
MARANHÃO, Diva. Ensinar brincando: a aprendizagem pode ser uma grande brincadeira. Rio de Janeiro, RJ: Wak, 2004.
http://www.profjoaobeauclair.net/visualizar.php?idt=498571


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