Atividade
a Distância – Tecnologias da educação à distância
Por:
Audinéia Klug Soares
O
avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) provocou mudanças
significativas em fazer EAD ,
logo foi tomando espaço, está presente em todos os setores, em particular, sua
presença no sistema educacional faz com que reflitamos sobre pontos inerentes à
educação, como: didática, metodologia, avaliação, planejamento, dentre outros
pontos relevantes.
As questões importantes, levantadas na investigação, ainda superficial, sobre tal tema podem ser consideradas como caminho para uma educação inovadora a partir de uma roupagem caracterizada pela interatividade e não-linearidade, em que se apresenta não como saída para uma educação de qualidade, mas complementar a que temos, modalidade presencial, para uma educação inclusiva.
Em âmbito geral, levando em consideração as mudanças que vêm acontecendo em nossa sociedade, podemos entender a EAD como uma modalidade de ensino que tem suas peculiaridades, na qual sua proposta pedagógica deverá ser rediscutida no que se refere à modalidade a distância, em que seu referencial de fazer educação não seja, parcialmente, anulado.
Devemos considerar as atividades em EAD como meio de um processo de ensino-aprendizagem, na qual não deverá ser tida como complementar, mas com diferentes realidades de fazer educação.
Vale ressaltar que tal discussão não se esgota, portanto temos muito que caminhar, o processo é árduo, porém não impossível. Caminhemos com o propósito de resignificar tal prática. Diante deste contexto, devemos propor uma discussão reflexiva sobre a forma de fazer EAD.
As questões importantes, levantadas na investigação, ainda superficial, sobre tal tema podem ser consideradas como caminho para uma educação inovadora a partir de uma roupagem caracterizada pela interatividade e não-linearidade, em que se apresenta não como saída para uma educação de qualidade, mas complementar a que temos, modalidade presencial, para uma educação inclusiva.
Em âmbito geral, levando em consideração as mudanças que vêm acontecendo em nossa sociedade, podemos entender a EAD como uma modalidade de ensino que tem suas peculiaridades, na qual sua proposta pedagógica deverá ser rediscutida no que se refere à modalidade a distância, em que seu referencial de fazer educação não seja, parcialmente, anulado.
Devemos considerar as atividades em EAD como meio de um processo de ensino-aprendizagem, na qual não deverá ser tida como complementar, mas com diferentes realidades de fazer educação.
Vale ressaltar que tal discussão não se esgota, portanto temos muito que caminhar, o processo é árduo, porém não impossível. Caminhemos com o propósito de resignificar tal prática. Diante deste contexto, devemos propor uma discussão reflexiva sobre a forma de fazer EAD.
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